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Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources
ISSN 2318-0331
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources
ISSN 2318-0331
VOLUME. 7 - Nº. 2 - ABR/JUN - 2002
ARTIGO
Modelagem Bidimensional de Transporte de Escalares Não-Conservativos em Corpos d-Água Rasos
Resumo:
Neste trabalho é desenvolvido um modelo bidimensional de transporte, aplicado a escalares passivos e nãoconservativos. O modelo usa a equação de transporte integrada na direção vertical, elementos finitos na discretização espacial e diferenças finitas na discretização temporal. A parametrização das tensões turbulentas é baseada nas técnicas de filtragem, que são derivadas da técnica conhecida como Simulação dos Grandes Vórtices (LES, Large Eddy Simulation). A validação do modelo é demonstrada através da solução numérica de experimentos que possuem soluções analíticas conhecidas, considerando diversos tipos de fontes. O modelo foi aplicado ainda na simulação do transporte de sal na Baía de Sepetiba, mostrando a sua aplicabilidade em estuários com batimetria e geometria complexas.
Neste trabalho é desenvolvido um modelo bidimensional de transporte, aplicado a escalares passivos e nãoconservativos. O modelo usa a equação de transporte integrada na direção vertical, elementos finitos na discretização espacial e diferenças finitas na discretização temporal. A parametrização das tensões turbulentas é baseada nas técnicas de filtragem, que são derivadas da técnica conhecida como Simulação dos Grandes Vórtices (LES, Large Eddy Simulation). A validação do modelo é demonstrada através da solução numérica de experimentos que possuem soluções analíticas conhecidas, considerando diversos tipos de fontes. O modelo foi aplicado ainda na simulação do transporte de sal na Baía de Sepetiba, mostrando a sua aplicabilidade em estuários com batimetria e geometria complexas.
Palavras-chave: Neste trabalho é desenvolvido um modelo bidimensional de transporte, aplicado a escalares passivos e nãoconservativos. O modelo usa a equação de transporte integrada na direção vertical, elementos finitos na discretização espacial e diferenças finitas na
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