AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (RMB) USANDO O SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG)

Autores

Palavras-chave:

Saneamento, Índice de atendimento, Meta de atendimento

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho da cobertura dos serviços de saneamento de municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) por meio do Sistema de Informação Geográfica (SIG). A metodologia consistiu em três principais etapas:  inicialmente, foram consultados os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS); posteriormente, foram calculados os índices de atendimento à população com os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de resíduos sólidos; além da elaboração de mapas temáticos com uso da ferramenta SIG. Os resultados revelaram uma condição sanitária “REGULAR” com pontuação de 47,04% de atendimento aos serviços de saneamento nos municípios. A principal problemática foi o sistema de esgotamento sanitário em virtude da ausência e/ou baixo atendimento à população. Portanto, esse eixo do saneamento deve receber maior atenção do poder público municipal visando reverter o atual quadro de degradação ambiental.

Biografia do Autor

Fábio Sergio Lima Brito, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020). Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (PPG-SMARH) pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2023). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em saneamento ambiental, saneamento básico, sistemas de abastecimento de água, qualidade da água para consumo humano, gestão e gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos com foco no tratamento de lixiviado de aterro sanitário, tratamento de efluentes industriais, além da participação em projetos de Educação Ambiental.

Rebeca Pina Nunes, UFPA

Engenheira Sanitarista e Ambiental formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Francisco Carlos Lira Pessoa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2005), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia (2008), especialização em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2021), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2010), doutorado em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará (2015) e foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/Capes (2016). Atualmente é professor Adjunto C3 da Universidade Federal do Pará, vinculado a Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambienta (FAESA), ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e ao Programa de Pós-Graduação em Processos Construtivos e Saneamento Urbano (PPCS). Tem experiência nas áreas de Hidráulica, Hidrologia - hidrologia estatística, análise de séries temporais, aplicação de estatísticas multivariadas, detecção estatística de tendências - e Recursos Hídricos.

Downloads

Publicado

2024-10-25